top of page

Anamnese para Procedimentos Estéticos Injetáveis: Aprenda a Realizar uma Ficha Completa!

A etapa mais importante de todo procedimento estético injetável é a anamnese, nela é possível coletar informações cruciais sobre o paciente, sua saúde e suas expectativas relacionadas ao tratamento. Uma avaliação estética completa e detalhada contribui para resultados melhores e personalizados, além de garantir a segurança do paciente. Neste artigo iremos falar sobre os principais pontos a serem levados em consideração na hora de fazer uma análise ​​e como criar uma ficha de avaliação completa.


1. Informações Pessoais:

   Uma anamnese começa com a coleta de dados pessoais básicos sobre o paciente, como seu nome, endereço, idade, sexo, RG, CPF, profissão e contato. Esses dados ajudam na construção de uma conexão de confiança e seriedade.


2. Histórico Médico:

 Posteriormente, é importante analisar o histórico médico do paciente, verificando enfermidades pré-existentes, condições crônicas, alergias, procedimentos cirúrgicos anteriores e o uso de medicamentos. Avaliar esse tipo de informação é fundamental para garantir segurança do paciente para o procedimento e evitar quaisquer riscos ou contraindicações, tanto na avaliação facial quanto na avaliação corporal.


3. Histórico de saúde dermatológica:

  Examinar o histórico da saúde dermatológica do paciente além do histórico médico geral, englobando condições pré-existentes de pele, como rosácea, eczema, acne ou psoríase precisa fazer parte rotina de avaliação. Estas informações auxiliarão na escolha da abordagem mais apropriada para o tratamento, permitindo uma avaliação estética corporal e facial mais precisa.


4. Histórico de tratamentos anteriores:

   O paciente deve incluir informações sobre tratamentos estéticos injetáveis ​​ou não injetáveis, que tenham sido feitos anteriormente, como datas, quais procedimentos, produtos usados ​​e resultados adquiridos. Isso ajuda o profissional a entender o paciente, as expectativas, avaliar a eficácia dos tratamentos anteriores e evitar repetições desnecessárias ou mesmo arriscadas , como por exemplo a aplicação de toxina botulínica antes do intervalo mínimo de três meses.


5. Expectativas e objetivos:

   É fundamental discutir as expectativas e objetivos do paciente em relação ao procedimento estético injetável. O profissional deve investigar quais áreas o paciente deseja tratar, quais resultados espera alcançar e quais são suas preocupações estéticas específicas.​ Isso permite criar um plano de tratamento personalizado que atenda as necessidades e expectativas do paciente dentro de sua realidade, pois ele deve estar ciente do que é possível ou não alcançar. Ser sincero e claro nas informações faz com que não haja problemas posteriores e aumenta a confiança do paciente.


6. Termo de Consentimento:

  Para finalizar, o paciente deve assinar um termo de consentimento descrevendo os riscos, benefícios, alternativas e instruções de cuidados posteriores do procedimento. Isso garante que o paciente foi informado sobre o tratamento e​ deu consentimento voluntário.   Uma análise minuciosa e detalhada é necessária para o sucesso dos procedimentos estéticos injetáveis, avaliando sobre o histórico médico e dermatológico do paciente , tratamentos anteriores , expectativas e objetivos, o profissional pode desenvolver uma estratégia de tratamento personalizada que garanta resultados seguros e satisfatórios . Ao dedicar tempo e atenção à consulta, uma das partes mais importantes do tratamento, é possível oferecer ótimos resultados e um atendimento de alta qualidade.




SAIBA SOBRE A CLINIC CURSOS


A Clinic Cursos é uma escola especializada em cursos livres e pós graduação na área da saúde estética com unidade em São Paulo e Rio de Janeiro. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Nasceu em 2018 e já formou mais de 5000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte. Nosso diferencial é ter muitos pacientes modelos para que o aluno tenha uma vivência clinica e muita prática das técnicas aprendidas, e aulas reforço gratuitas para que se aperfeiçoe sempre. Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e colecionamos avaliações 5 estrelas no Google =)

Clinic Cursos - São Paulo / Rio de Janeiro


Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Graduada em Estética, Graduada em Biomedicina, Pós Graduada em Docência, Mestre em Medicina Biofotônica. Certificações internacionais e Palestrante no Congresso da Polônia. CEO da Clinic Cursos e de mais duas empresas na área da estética. Atua na área da estética desde 2011.

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page