top of page

Como lidar com intercorrências no uso de preenchimento com ácido Hialurônico na Harmonização Facial

A harmonização facial é um conjunto de procedimentos estéticos que visa equilibrar e realçar os traços faciais, entre os mais comuns utilizados nesse processo está o preenchimento com ácido hialurônico, que devolve o volume, hidratação e contorno ao rosto. No entanto, como em qualquer procedimento estético injetável, podem ocorrer intercorrências. Neste artigo, falaremos sobre como lidar com essas intercorrências no uso de preenchimento com ácido hialurônico.


Reconhecimento precoce


   Uma das chaves para lidar com intercorrências é o reconhecimento precoce dos sinais de complicações. Isso inclui inchaço excessivo, vermelhidão, dor, assimetria, isquemia, infeccções ou qualquer outra anormalidade na área tratada. O profissional deve estar atento a esses sinais e agir rapidamente ao identificar, isso fará muita diferença no desfecho do caso.


Comunicação transparente


   É essencial manter uma comunicação transparente entre o paciente e o profissional. Os pacientes devem ser informados sobre os possíveis riscos e complicações associados ao preenchimento com ácido hialurônico tanto verbalmente como por escrito nos cuidados pós- procedimento, para que possam tomar decisões conscientes. Da mesma forma, os profissionais devem estar abertos a ouvir os pacientes e responder a qualquer duvida que surja.


Tratamento imediato


   Caso ocorram intercorrências durante ou após o procedimento de preenchimento com ácido hialurônico, é crucial agir rapidamente para minimizar os danos. Dependendo da gravidade da intercorrência, isso pode incluir medidas como aplicação de compressas frias, utilização de medicamentos para aliviar a dor ou o inchaço, e até mesmo a remoção do preenchimento utilizando enzimas específicas como a hialuronidase que é capaz de “derreter” totalmente as moléculas do preenchedor.

   Após preenchimento com ácido hialurônico, é importante monitorar a área tratada por pelo menos 24 hrs para identificar qualquer sinal de complicação, como a isquemia, quando ela acontece a pele começa a ficar esbranquiçada e arroxeada isso significa que não há circulação sanguínea naquela região e se o produto não for retirado irá gerar necrose do tecido. O profissional deve acompanhar de perto a recuperação do paciente e estar pronto para intervir se surgirem problemas.


Educação e treinamento adequados


   Um ponto fundamental na prevenção e no tratamento de intercorrências é a educação e o treinamento adequado. Profissionais que realizam procedimentos de preenchimento com ácido hialurônico devem buscar primeiro ser especializado e estar familiarizado com as técnicas de segurança e as melhores medidas para evitar complicações.


Registro e documentação


   É importante manter registros detalhados de todos os procedimentos realizados, incluindo informações sobre os produtos, as técnicas utilizadas e qualquer intercorrência que tenha ocorrido. Isso ajuda a acompanhar o progresso do paciente, e é essencial em caso de eventuais reclamações ou questões legais.


Acolher o paciente


   Além de fornecer o tratamento adequado, é necessário oferecer apoio emocional ao paciente durante todo o processo. Lidar com intercorrências pode ser estressante e assustador para ele, e é importante que se sintam acolhidos e informados durante toda recuperação, digamos que a maioria dos processos judiciais acontece não pelo aparecimento da intercorrência e sim pela falta de respaldo e acolhimento do profissional.

  Solucionar intercorrências com o uso de preenchimento de ácido hialurônico requer vigilância, comunicação aberta, tratamento imediato e monitoramento contínuo. Com educação adequada, treinamento especializado e cuidados, é possível ajudar os pacientes a superar possíveis complicações e alcançar resultados estéticos seguros e satisfatórios.





SAIBA SOBRE A CLINIC CURSOS


A Clinic Cursos é uma escola especializada em cursos livres e pós graduação na área da saúde estética com unidade em São Paulo e Rio de Janeiro. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Nasceu em 2018 e já formou mais de 5000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte. Nosso diferencial é ter muitos pacientes modelos para que o aluno tenha uma vivência clinica e muita prática das técnicas aprendidas, e aulas reforço gratuitas para que se aperfeiçoe sempre. Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e colecionamos avaliações 5 estrelas no Google =)

Clinic Cursos - São Paulo / Rio de Janeiro


Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Graduada em Estética, Graduada em Biomedicina, Pós Graduada em Docência, Mestre em Medicina Biofotônica. Certificações internacionais e Palestrante no Congresso da Polônia. CEO da Clinic Cursos e de mais duas empresas na área da estética. Atua na área da estética desde 2011.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page