top of page

Rinomodelação, uma técnica de curso avançado de harmonização facial

Atualizado: 8 de jun. de 2022


curso de rinomodelação


A rinoplastia é um dos procedimentos cirúrgicos mais realizados no Brasil pois alem de corrigir disfunções no canal da narina, como desvio de septo, ela também corrige assimetrias estéticas. No entanto, assim como todas as cirurgias, há o contraponto de afastamento das atividades de rotina para recuperação, e o medo que os pacientes apresentam o que acaba limitando um pouco sua realização.


Existe uma opção menos invasiva na Harmonização facial chamada Rinomodelação. Este procedimento pode ser realizado com as técnicas de aplicação de toxina botulínica, preenchimento de ácido hialurônico e fios de sustentação, e tem o objetivo de apinar a ponta do nariz, corrigir pequenos desvios e afinar o dorso.


Neste post abordaremos os seguintes tópicos:

- Como é realizado o procedimento

- Pós procedimento

- Qual prfissional pode realizar o procedimento

- Qual valor de uma rinomodelação

- Como ser paciente modelo de rinomodelação

- Onde realizar cursos de especialização na técnica de rinomodelação


*Fotos autorizadas pelos clientes. Procedimentos realizados na Clinic (não autorizado uso público). Por se tratar de organismos diferentes, não há garantia de resultado.



A rinomodelação se popularizou ha pouco tempo, embora exista há mais de 20 anos quando era realizada com poli metil metacrilato (PMMA). "Particularmente, não indico o uso de PMMA pois existem técnicas mais seguras e com possibilidade de reversão, o que não ocorre com o PMMA", conta Dra. Paula Garcia.


Hoje as técnicas para procedimento podem ser realizadas com diversas substancias isoladas ou até mesmo combinadas.


Como é realizado o procedimento


A rinomodelação, diferente da rinoplastia, é um procedimento não cirúrgico e minimamente invasivo. Ela pode ser realizado em consultório, seguindo todas as normas de biossegurança.


O tratamento dura cerca de 1h30 e requer pequenos cuidados após, como evitar atividades físicas e usar a atadura curativa por 1 semana, por exemplo. O profissional deve realizar uma avaliação prévia para entender quais as necessidades, quais as expectativas e como atingi-las utilizando as seguintes técnicas disponíveis:


O uso de preenchedor dérmico de Acido hialurônico é empregado para volumizar certas regiões, como por exemplo a aplicação no dorso do nariz para correção de alinhamento quando há desvio ósseo chamado de Giba nasal. O preenchedor neste caso irá disfarçar a assimetria, e não remover a protuberância óssea. Também pode ser aplicado na columela para empinamento do nariz. A durabilidade do ácido hialurônico aplicado é de cerca de 12 meses.


A toxina botulínica, exerce um efeito de controle da musculatura e pode ser aplicado na aba e na ponta para empinar o nariz. O efeito da toxina dura de 3 a 6 meses.


Os fios de sustentação, os espiculados, são a novidade do momento. Passamos com os fios no dorso e na ponta do nariz para que ele tracione para traz todo o tecido provocando um levantamento da ponta de forma imediata. Os fios de PDO são degradados, e seus efeitos duram de 8 meses em média.


Pós procedimento


Na rinoplastia sabemos que o hematoma e edema exagerado são características bem fortes. O procedimento cirúrgico exige afastamento das atividades de rotina, uso de tala e tampão cirúrgico e medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos.


Já na rinomodelação, após o procedimento, o profissional coloca um curativo em formato de tala, que pode ser da cor da pele, e o paciente pode voltar as suas atividades normalmente desde que não haja esforço físico extremo. Alguns cuidados básicos como não remover o curativo, evitar tocar a região, e não tomar sol são recomendados.



Qual profissional pode realizar o procedimento


A técnica de rinomodelação não cirúrgica pode ser realizado por profissionais Biomédicos, Farmacêuticos, Dentistas e Médicos. Para atuação profissional cada classe deve seguir as normativas de seus respectivos conselhos e realizar cursos de aprimoramento nesta técnica.


Existe um outro procedimento, chamado Alectomia, que não deve ser confundido com rinomodelação. Este, por sua vez, só pode ser realizado por médicos e se refere a uma mini cirurgia de corte e sutura da aba das narinas provocando sua redução. Antigamente podia ser realizado em consultórios odontológicos por dentistas mas o conselho limitou essa ação.


Qual valor de uma rinomodelação


Em uma rinomodelação o preço médio cobrado é de 1800 a 3000 reais, dependendo da técnica utilizada. Outros fatores também entram no calculo, como a qualidade do produto, a experiência do profissional e a localização da clinica.


Para escolha do profissional é importante ver fotos de trabalhos realizados pela clinica para entender se há larga experiência de quem está aplicando.


Como ser paciente modelo de rinomodelação


É possível se inscrever em escolas, como a Clinic Cursos, para ser paciente modelo de prática de cursos. É importante conhecer a escola, ver referencias no google e realizar uma avaliação prévia. Normalmente essa avaliação não é cobrada dos modelos.


Onde realizar cursos de especialização na técnica de rinomodelação


É muito importante que o profissional, seja qual for a especialização, que queira entrar neste procedimento já tenha certa experiência com a harmonização facial básica. Isso porque de todas as regiões faciais, o nariz é o que contem maior acesso de veias e artérias que podem trazer complicações, e, portanto uma experiencia prévia com o manuseio dos materiais é interessante.


Por se tratar de uma técnica avançada, recomendo que você opte por um curso especializado somente em nariz, ou que seja dentro de uma grade de curso Avançado em Harmonização Facial.


Evite cursos de profissionais aventureiros, pois como é uma técnica bem delicada, um suporte pós curso de uma boa escola fará diferença na sua carreira profissional com a rinomodelação.


Pesquise bastante se o curso oferece somente as técnicas permitidas, pois a alectomia por exemplo, não esta mais liberada para profissionais de qualquer classe que não seja médica.





SAIBA MAIS SOBRE A CLINIC CURSOS - SÃO PAULO


A Clinic é uma escola especializada em cursos na área da beleza. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Existe há mais de 3 anos e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte.


Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e nos colecionamos avaliações 5 estrelas =)



Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Esteticista; Biomédica esteta; Docente de cursos; Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiencia de mais de 11 anos no mercado.


Clinic Cursos - São Paulo SP

64 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page