Anamnese para procedimentos estéticos injetáveis. Aprenda a realizar uma ficha completa!


curso harmonizacao facial

Todo bom tratamento estético só acontece quando há uma excelente avaliação. Nessa etapa iremos conhecer o paciente, identificar suas queixas, avaliar as indicações estéticas e propor o melhor protocolo baseado na rotina do paciente. A ficha de anamnese para procedimentos estéticos injetáveis é muito importante, tanto quanto realizar os cursos de especialização e atualização na área. Além de ser um documento legal, exigido pelas normativas da Vigilância Sanitária (ANVISA), ele garante uma boa avaliação do paciente como um todo para melhor indicação de procedimentos.


Neste post abordaremos os seguintes tópicos:

- O que é uma ficha de anamnese estética

- Passo a passo para fazer uma boa ficha de avaliação

- Como escolher os melhores cursos de Botox® para Harmonização Facial



O que é uma ficha de anamnese estética


Anamnese estética consiste numa ficha de paciente/cliente que contenha todos os dados necessários para avaliá-lo e saber qual melhor protocolo de tratamento indicar. Todo atendimento na área da saúde utiliza essa ficha para conhecer um pouco melhor o presente e o passado do paciente.

A anamnese consiste numa entrevista feita ao paciente, seguindo por um roteiro de perguntas, passando por questões importantes para o tratamento que será proposto. Ela também tem o objetivo muito importante de identificar as contra indicações e evitar problemas.

Essa ficha é uma exigência legal da Agencia de Vigilância Sanitária, pois, nela o paciente deve afirmar que as informações passadas por ele são verdadeiras e resguardar o profissional de complicações futuras.

Para uma avaliação completa do paciente, devemos utilizar a ficha de anamnese adicionada a um exame clinico físico.

Na ficha de anamese iremos descobrir histórico de saúde do paciente, possíveis doenças que sejam contra-indicadas para o tratamento, se ele já realizou ou esta realizando outros tratamentos estéticos, e entender melhor sua rotina.


Após anamnese e exame clinico, o profissional irá indicar os procedimentos e iniciar a negociação de valores. Dizemos então que essa avaliação que precede é importante pois já abre um bate papo com o cliente e o conecta com o profissional e a cultura da empresa, gerando maior confiabilidade e segurança no ato da venda.


CLIQUE AQUI E CONVERSE NO WHATSAPP PARA MAIS INFORMAÇÕES


Passo a passo para fazer uma boa ficha de avaliação


Entre os requisitos que devem conter em qualquer anamnese está:

  • Identificação do paciente. Aqui são dados práticos mesmos como nome completo, endereço, RG e CPF;

  • ¨Como conheceu?¨, é uma pergunta simples mas que pode te dar vários insights de marketing;

  • Queixa inicial do paciente;

  • Histórico de doenças físicas (atuais e passadas);

  • Histórico de doenças mentais (muitas vezes o paciente com histórico de depressão é recomendado antes a passar em avaliação com profissional para tratar deste distúrbio que pode inclusive comprometer a sua autoimagem)

  • Rotina de cuidados e uso de cosméticos;

  • Histórico de outros tratamentos estéticos anteriores e atuais;

  • Hobbies. Acho extremamente esse setor de perguntas, pois um simples Hobbie de "mergulho" por exemplo pode comprometer toda uma harmonização facial. Neste setor pergunte sobre sono, alimentação, consumo de álcool, tabagismo, com que a pessoa trabalha, como esta seu nível de estresse, etc. Perguntar sobre os Hobbies também "humaniza" mais a entrevista.

Dicas:

  1. É interessante separar as fichas em facial e corporal, pois podemos focar em perguntas diferentes e criar uma anamnese mais assertiva;

  2. Não recomendo que utilize fichas prontas de gráficas on-line pois elas certamente não terão todas as perguntas que VOCÊ acha importante e não farão com que seu cliente se sinta especial;

  3. Atualmente o mercado de estética contempla um publico masculino de 30%, por isso uma ficha especial para homens, dará mais confiabilidade e sentimento de exclusividade para seus clientes,

  4. Fichas impressas na gráfica ficam com aparência mais profissional do que na impressora comum,

  5. Vou compartilhar com você os modelos de fichas que usamos para que você usar de inspiração para criar a sua:

Anamnese Facial

Anamnese Corporal

Anamnese Masculina

Anamnese Micropigmentação


Como escolher os melhores cursos de Botox® para Harmonização Facial


Para quem está começando na área da estética com os procedimentos injetáveis, o primeiro passo é realizar um curso de iniciação em harmonização facial, começando pelos procedimentos mais básicos que são Preenchimento de ácido hialurônico e aplicação de Toxina botulínica (Botox®).

Depois destes e já com bastante habilidade, recomendamos evoluir os protocolos de aplicação para entregar um resultado mais completo ao paciente, e então, buscar atualização de cursos em Fios de sustentação, e curso de Bioestimuladores de colágeno.


Alem desses cursos faciais, para os profissionais que podem trabalhar com corporal (leia aqui quais são os profissionais) é muito interessante realizar curso de Intradermoterapia, pois abrange Skinbooster facial, papada, capilar e as aplicações para queixas corporais diversas; e curso de PEIM, que é a secagem de vasinhos com glicose.


Para escolher um bom curso segue as dicas:

  • Veja o conteúdo programático;

  • Pesquise sobre a escola e fuja de profissionais dando cursos avulsos sem escola;

  • Questione sobre a parte prática, os cursos Hands On são mais interessantes pois pratica bastante em paciente modelo (leia aqui como ser paciente modelo).



CLIQUE AQUI E CONVERSE NO WHATSAPP PARA MAIS INFORMAÇÕES


SAIBA MAIS SOBRE A CLINIC CURSOS - SÃO PAULO


A Clinic é uma escola especializada em cursos na área da beleza. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Existe há mais de 3 anos e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte.


Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e colecionamos avaliações 5 estrelas =)



Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Esteticista; Biomédica esteta; Docente de cursos; Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiencia de mais de 11 anos no mercado.


Clinic Cursos - São Paulo SP

65 visualizações0 comentário