top of page

CAPILAR / Alopecia: Como tratar queda capilar com ativos de mesoterapia?

A queda capilar tem sido uma queixa cada vez mais constante e recorrente nas clínicas. Devido às condições de trabalho e de vida que levam ao estresse, alimentação descompensada, rotina corrida ou até mesmo fatores hormonais, homens e mulheres têm se queixado da queda capilar crônica sem saber por onde começar para resolvê-la. Graças ao método de mesoterapia (conhecida por muitos como intradermoterapia), foram desenvolvidas mesclas contendo aminoácidos, vitaminas e componentes que ajudam no fortalecimento do bulbo, diminuindo a queda e nutrindo o fio. No entanto existem protocolos onde são associados outros procedimentos para levar ainda mais resultados positivos para o paciente, possibilitando um resultado duradouro e satisfatório. Para entendermos melhor os processos de como é feita a mesoterapia e como ela age, precisamos primeiro entender do que é formada a estrutura do fio e como funciona sua fisiologia.


-Formação do cabelo

O cabelo consiste em uma estrutura de células epiteliais que se organizam em cilindros, que conforme se proliferam e se queratinizam, formam placas de queratina sobrepostas emergindo do couro cabeludo como uma estrutura firme de queratina dura. O cabelo cresce conforme as células do bulbo capilar se proliferam e empurram as células queratinizadas para a superfície. Para produzir a cor do cabelo, os melanócitos emitem a melanina, que dependendo da sua quantidade dá a tonalidade para os fios. Toda a estrutura do fio que fica dentro da derme é chamada de folículo piloso, formada pelo bulbo capilar, glándulas sebáceas que promovem a lubrificação dos fios, receptores sensitivos dos neurônios e capilares sanguíneos que promovem a nutrição do fio. Assim como as células do organismo tem seu ciclo de vida, os fios também tem suas fases, consistindo em anágena (crescimento), catágena (repouso) onde se dá o comprimento mais permanente do fio com seu crescimento reduzido e fase telógena (queda).


-Mesoterapia capilar para que serve

Após a avaliação do quadro do paciente e do couro cabeludo, o tratamento auxilia no fortalecimento e nutrição do bulbo através dos ativos para mesoterapia capilar que são aplicados na região de derme do couro cabeludo, com o auxílio de uma seringa e agulha. A agulha mesoterapia capilar é muito fina, para que o paciente não sinta grande incômodo, sendo também utilizada na carboxiterapia (procedimento que também pode ser associado a mesoterapia para melhora da nutrição) e aplicação de insulina e toxina botulínica, por exemplo. A nutrição da raiz do fio é feita através dos ativos contidos na mescla aplicada, como o minoxidil, que causa a vasodilatação dos vasos presentes na região, o que consequentemente ajuda a nutrir mais o fio desde a raiz, já que é através do sangue que são transportados as vitaminas, minerais e alguns macronutrientes. As vitaminas contidas na mescla também complementam esse blend, ajudando no fortalecimento para diminuição da queda. Algumas mesclas contem ativos que inibem a ação de enzimas, estimulam o crescimento dos fios e fazem a volumização do cabelo.


-Mesoterapia capilar e a calvície

A mesoterapia pode ser utilizada como tratamento para retardar a queda no caso de indivíduos com alopecia androgenetica, já que se trata de uma condição genética de queda permanente de cabelo. Portanto a mesoterapia capilar alopecia androgenetica desempenha o mesmo papel de fortalecimento e nutrição do bulbo, no entanto apesar da contínua queda, ajuda a diminuir a quantidade, preservando os fios por mais tempo. Pode também auxiliar na inibição da enzima 5-alfa-redutase, que converte a testosterona em diidrotestosterona, hormônio que atua na bainha do folículo piloso e favorece a queda, no caso dos homens. Esses fatores hormonais e o tratamento das causas, já foram relatados e comprovados através de artigo mesoterapia capilar.

O mesmo caso também se aplica na utilização do tratamento de mesoterapia capilar alopecia areata. Apesar da condição de alopecia areata ser devido a fatores de autoimunidade, onde os leucócitos atacam o folículo piloso, o paciente pode tratar a causa subjacente e fazer o tratamento direto no local da queda com a mesoterapia.


-Mesoterapia ativos

São inumeros os ativos que podem ser utilizados na mescla para esse tratamento. Alguns desses ativos são: minoxidil, L-carnitina, D-pantenol, fatores de crescimento, zinco, biotina, finasteride, entre outros, que vão favorecer a fase anágena (crescimento) do fio e diminuir a fase telógena (queda).











SAIBA SOBRE A CLINIC CURSOS


A Clinic Cursos é uma escola especializada em cursos na área da saúde. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Nasceu em 2019 e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte. Nosso diferencial é ter muitos pacientes modelos para que o aluno tenha uma vivência clinica e muita prática das técnicas aprendidas, e aulas reforço gratuitas para que se aperfeiçoe sempre. Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e nos colecionamos avaliações 5 estrelas =)

Clinic Cursos - São Paulo SP


Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Graduada em Estética, Graduada em Biomedicina, Pós Graduada em Docência, Mestranda em Biofotônica. Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc.; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiência de mais de 11 anos no mercado.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page