top of page
  • whatsapp-logo-1
  • Instagram
  • TikTok
  • Youtube
  • Facebook

CAPILAR / Alopecia: Como tratar queda capilar com ativos de mesoterapia?

A queda capilar tem sido uma queixa cada vez mais constante e recorrente nas clínicas. Devido às condições de trabalho e de vida que levam ao estresse, alimentação descompensada, rotina corrida ou até mesmo fatores hormonais, homens e mulheres têm se queixado da queda capilar crônica sem saber por onde começar para resolvê-la. Graças ao método de mesoterapia (conhecida por muitos como intradermoterapia), foram desenvolvidas mesclas contendo aminoácidos, vitaminas e componentes que ajudam no fortalecimento do bulbo, diminuindo a queda e nutrindo o fio. No entanto existem protocolos onde são associados outros procedimentos para levar ainda mais resultados positivos para o paciente, possibilitando um resultado duradouro e satisfatório. Para entendermos melhor os processos de como é feita a mesoterapia e como ela age, precisamos primeiro entender do que é formada a estrutura do fio e como funciona sua fisiologia.


-Formação do cabelo

O cabelo consiste em uma estrutura de células epiteliais que se organizam em cilindros, que conforme se proliferam e se queratinizam, formam placas de queratina sobrepostas emergindo do couro cabeludo como uma estrutura firme de queratina dura. O cabelo cresce conforme as células do bulbo capilar se proliferam e empurram as células queratinizadas para a superfície. Para produzir a cor do cabelo, os melanócitos emitem a melanina, que dependendo da sua quantidade dá a tonalidade para os fios. Toda a estrutura do fio que fica dentro da derme é chamada de folículo piloso, formada pelo bulbo capilar, glándulas sebáceas que promovem a lubrificação dos fios, receptores sensitivos dos neurônios e capilares sanguíneos que promovem a nutrição do fio. Assim como as células do organismo tem seu ciclo de vida, os fios também tem suas fases, consistindo em anágena (crescimento), catágena (repouso) onde se dá o comprimento mais permanente do fio com seu crescimento reduzido e fase telógena (queda).


-Mesoterapia capilar para que serve

Após a avaliação do quadro do paciente e do couro cabeludo, o tratamento auxilia no fortalecimento e nutrição do bulbo através dos ativos para mesoterapia capilar que são aplicados na região de derme do couro cabeludo, com o auxílio de uma seringa e agulha. A agulha mesoterapia capilar é muito fina, para que o paciente não sinta grande incômodo, sendo também utilizada na carboxiterapia (procedimento que também pode ser associado a mesoterapia para melhora da nutrição) e aplicação de insulina e toxina botulínica, por exemplo. A nutrição da raiz do fio é feita através dos ativos contidos na mescla aplicada, como o minoxidil, que causa a vasodilatação dos vasos presentes na região, o que consequentemente ajuda a nutrir mais o fio desde a raiz, já que é através do sangue que são transportados as vitaminas, minerais e alguns macronutrientes. As vitaminas contidas na mescla também complementam esse blend, ajudando no fortalecimento para diminuição da queda. Algumas mesclas contem ativos que inibem a ação de enzimas, estimulam o crescimento dos fios e fazem a volumização do cabelo.


-Mesoterapia capilar e a calvície

A mesoterapia pode ser utilizada como tratamento para retardar a queda no caso de indivíduos com alopecia androgenetica, já que se trata de uma condição genética de queda permanente de cabelo. Portanto a mesoterapia capilar alopecia androgenetica desempenha o mesmo papel de fortalecimento e nutrição do bulbo, no entanto apesar da contínua queda, ajuda a diminuir a quantidade, preservando os fios por mais tempo. Pode também auxiliar na inibição da enzima 5-alfa-redutase, que converte a testosterona em diidrotestosterona, hormônio que atua na bainha do folículo piloso e favorece a queda, no caso dos homens. Esses fatores hormonais e o tratamento das causas, já foram relatados e comprovados através de artigo mesoterapia capilar.

O mesmo caso também se aplica na utilização do tratamento de mesoterapia capilar alopecia areata. Apesar da condição de alopecia areata ser devido a fatores de autoimunidade, onde os leucócitos atacam o folículo piloso, o paciente pode tratar a causa subjacente e fazer o tratamento direto no local da queda com a mesoterapia.


-Mesoterapia ativos

São inumeros os ativos que podem ser utilizados na mescla para esse tratamento. Alguns desses ativos são: minoxidil, L-carnitina, D-pantenol, fatores de crescimento, zinco, biotina, finasteride, entre outros, que vão favorecer a fase anágena (crescimento) do fio e diminuir a fase telógena (queda).











SAIBA SOBRE A CLINIC CURSOS


A Clinic Cursos é uma escola especializada em cursos na área da saúde. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Nasceu em 2019 e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte. Nosso diferencial é ter muitos pacientes modelos para que o aluno tenha uma vivência clinica e muita prática das técnicas aprendidas, e aulas reforço gratuitas para que se aperfeiçoe sempre. Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e nos colecionamos avaliações 5 estrelas =)

Clinic Cursos - São Paulo SP


Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Graduada em Estética, Graduada em Biomedicina, Pós Graduada em Docência, Mestranda em Biofotônica. Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc.; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiência de mais de 11 anos no mercado.

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


Les commentaires sur ce post ne sont plus acceptés. Contactez le propriétaire pour plus d'informations.
bottom of page