top of page

Como lidar com intercorrências no uso de preenchimento com ácido hialurônico na Harmonização facial

Atualizado: 18 de mar. de 2022


harmonização facial


A Harmonização facial é o conjunto de procedimentos que trazem harmonia, simetria e aspecto de rejuvenescimento, sendo assim muito comum o uso de preenchedores com ácido Hialurônico.

Para cada região da face deve ser utilizado o preenchedor com reticulação correta, lembrando que existem preenchedores de reticulação baixa, média e pesada. Ter conhecimento do produto ideal para cada região irá trazer mais segurança e menos chance de possíveis intercorrências.


Neste post abordaremos os seguintes tópicos:

-Hialuronidase, uma enzima que degrada o ácido hialurônico:

-Respeitar a anatomia do paciente:

-A hialuronidase não resolve todos os tipos de complicações:

-Como saber lidar com possíveis complicações



Hialuronidase, uma enzima que degrada o ácido hialurônico: É essencial ter em consultório ou clínica essa enzima, com ela conseguimos reverter procedimentos afinal nem sempre o paciente se sente satisfeito com o resultado e também é possível reverter processos isquêmicos. Os preenchedores, principalmente os mais pesados (com maior índice de BDDE - agente reticulante), podem entupir ou comprimir artérias importantes então pela saúde do paciente é necessário ter essa enzima em casos de emergência.

Algumas vezes o excesso de produto aplicado pode incomodar o paciente e usando a quantidade correta de Hialuronidase é possível tirar apenas o excesso não atrapalhando no resultado do procedimento.

Respeitar a anatomia do paciente:

Na Harmonização facial é muito comum vermos relatos pela internet e televisão sobre pessoas que ficaram muito diferentes devido a quantidade de produto aplicado e com isso estão insatisfeitas. Mas na verdade, esses tipos de relatos são da grande minoria dos pacientes que realizam esse tipo de procedimento, afinal, com profissionais responsáveis os resultados são excelentes.

O princípio da Harmonização é totalmente ao contrário. É necessário respeitar anatomicamente cada ser pois cada pessoa possui traços únicos e, sem dúvidas, é preciso alinhar as expectativas do paciente com o resultado. Harmonização facial que descaracteriza o paciente, não é harmonização. Aqui na Clinic educamos nossos alunos a serem bons avaliadores e justos, trabalhando com naturalidade e simetria.

A hialuronidase não resolve todos os tipos de complicações:

Alguns indivíduos desenvolvem um processo conhecido como ETIP (edema tardio intermitente e persistente), mas isso não está ligado diretamente ao profissional e nem sempre ao produto usado, mas sim ao organismo do paciente. Reações imunológicas paralelas podem desenvolver esse edema, como exemplo: vacinas, sinusite, inflamações na face e etc..

Neste caso remover o preenchimento com Hialuronidase não resolve, pois mesmo tirando o produto o agente reticulante permanece no organismo (BDDE) e é necessário medicar este paciente com anti inflamatórios e corticoide para cessar esse edema. Lembrando que nós não apoiamos a auto medicação, converse com um profissional da área da saúde habilitado para que tudo possa ser resolvido da melhor forma e segurança.

Como saber lidar com possíveis complicações

Profissionais que estão ingressando na área da estética minimamente invasiva acabam tendo dúvidas sobre como diluir de forma correta a Hialuronidase para cada situação, como saber diferenciar um ETIP de um edema comum e como fazer uma harmonização facial correta, simétrica e sem intercorrências.

Para se sentir totalmente preparado indicamos fazer cursos livros e especializações em instituições seguras, comprometidas e que trabalham com técnicas atualizadas. A missão da Clinic Cursos é trazer toda segurança para esses profissionais!



Autora: Dra Ingrid Redondo Dutra

CRBM: 44.449


SAIBA MAIS SOBRE A CLINIC CURSOS - SÃO PAULO


A Clinic é uma escola especializada em cursos na área da beleza. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Existe há mais de 3 anos e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte.


Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e nos colecionamos avaliações 5 estrelas =)



Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Esteticista; Biomédica esteta; Docente de cursos; Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiencia de mais de 11 anos no mercado.


Clinic Cursos - São Paulo SP

763 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page