top of page

A importância da anatomia para resolução das intercorrências em harmonização


A harmonização facial e corporal é o conjunto de diversos procedimentos que busca melhorar e valorizar as características que o paciente já possui. Por ser uma junção de várias técnicas e procedimentos, a chance de acontecerem intercorrências aumenta. As intercorrências são suscetíveis a todos profissionais que colocam em prática seus conhecimentos adquiridos através da universidade e cursos complementares. No entanto, é importante que o profissional desenvolva habilidades para resolução dessas intercorrências e busque sempre aprimorar suas técnicas para que não aconteçam com frequência.


Antes de atuar sobre uma intercorrência, o profissional deve conhecer os processos fisiológicos de curto e longo prazo que ocorrem após a execução dos procedimentos, além de entender sobre a composição do produto que está sendo aplicado e se existe possibilidade de reverter o quadro usando alguma outra substância ou até mesmo removendo o material se necessário.


A anatomia dos ligamentos, músculos, compartimentos adiposos, tecidos, camadas e a anatomia vascular da face, deve ser de alto conhecimento do profissional para evitar e prevenir complicações durante e após o procedimento. Alguns tratamentos são mais arriscados que outros, portanto o profissional deve ser habilitado, no entanto não se pode minimizar totalmente os riscos que cada um apresenta.


No caso de preenchimento com ácido hialurônico de algumas regiões é extremamente importante manter o cuidado com os vasos e artérias que passam ao redor da região, respeitando os limites de marcação e compreender a camada onde está sendo depositado o produto, além de entender que todos indivíduos possuem variações anatômicas. No caso do preenchimento de dorso nasal alguns profissionais optam por utilizar outros métodos de preenchimento ou não realizar a técnica. Já os sulcos presentes na glabela, por exemplo, a maioria dos profissionais optam pela não utilização de preenchimento com ácido hialurônico, pois nessa região passa uma importante artéria que se ramifica e irriga o nariz e o orbicular dos olhos. Caso aconteça alguma compressão de vasos e artérias ou entupimento pela injeção de ácido hialurônico no lúmen desses vasos, o profissional pode optar pela utilização da hialuronidase para degradar o produto, ou retirar o mesmo através de um pertuito, caso esteja em uma camada mais superficial. É importante toda prevenção e compreensão durante a aplicação do preenchimento para que o mesmo não influencie na compressão dos vasos e artérias, excluindo a possibilidade do desenvolvimento de necrose tecidual.


Outros procedimentos mal executados pela falta de conhecimento anatômico também podem ocorrer, como na aplicação de fios de PDO, que infelizmente acaba sendo comum, já que os profissionais não ancoram os fios aos ligamentos corretamente ou passam pela camada da derme superficial, externalizando o fio e causando muito incômodo aos pacientes, devido ao conhecimento “raso” da anatomia. Intercorrências também podem ser desenvolvidas no pós procedimento pela falta de cuidado do próprio paciente, não seguindo as orientações passadas pelo profissional.


Aqui na Clinic Cursos foi adicionado o curso de intercorrências faciais, com o intuito de ajudar os profissionais a compreenderem melhor os processos de baixa e alta gravidade, como conduzir um tratamento para resolução da intercorrência e até mesmo orientações jurídicas para prevenir possíveis encaminhamentos na justiça.













SAIBA SOBRE A CLINIC CURSOS


A Clinic Cursos é uma escola especializada em cursos na área da saúde. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Nasceu em 2019 e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte. Nosso diferencial é ter muitos pacientes modelos para que o aluno tenha uma vivência clinica e muita prática das técnicas aprendidas, e aulas reforço gratuitas para que se aperfeiçoe sempre. Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e nos colecionamos avaliações 5 estrelas =)

Clinic Cursos - São Paulo SP


Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Graduada em Estética, Graduada em Biomedicina, Pós Graduada em Docência, Mestranda em Biofotônica. Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc.; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiência de mais de 11 anos no mercado.

15 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page