Os Enfermeiros no mercado da estética. Uma migração dos hospitais para as clínicas.
top of page

Os Enfermeiros no mercado da estética. Uma migração dos hospitais para as clínicas.

Atualizado: 18 de mar. de 2022


enfermeiro esteta

Sempre existiu um volume de enfermeiros migrando para área da estética, mas com a pandemia do COVID-19 o volume de profissionais enfermeiros buscando cursos de especialização na área quadruplicou. Só aqui na escola Clinic Cursos, 53% dos alunos são enfermeiros, seguido por dentistas e biomédicos.


Neste post abordaremos os seguintes tópicos:

-O mercado da beleza

-Enfermeiro na estética

-Resolução do COFEN sobre a regulamentação do profissional.

-Cursos para enfermeiros estetas


*Fotos da Clinic Cursos


O mercado da beleza

Não é de hoje que a estética representa um grande movimento para a economia brasileira. Muitas pessoas buscam tratamentos estéticos faciais e corporais para melhorar a autoestima pois ela desencadeia melhoria na saúde geral do indivíduo e transformações em outros setores da vida.


Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o procedimento de harmonização facial cresce cada vez mais no Brasil e no mundo entre 2014 e 2019 subiu de 72 mil para 256 mil procedimentos ao ano. Levado-se em conta os procedimentos feitos em homens esse crescimento é de 255%. No Google a busca pelo termo “harmonização facial" cresceu 540% em 2020, isso mostra um grande interesse pela técnica.


O Brasil ocupa o terceiro lugar no mundo em cirurgias plasticas realizadas perdendo para Japão e EUA. Os procedimentos estéticos se tornam atrativos pois o risco de intercorrências e efeitos adversos é muito menor.


Enfermeiro na estética

O enfermeiro sempre esteve nas clinicas de estéticas realizando alguns procedimentos, mas percebemos que com a pandemia do COVID-19 o número de ingressos na área subiu muito.


Analisando a partir de minha perspectiva como CEO de clinica de estética, a cada 10 currículos que recebo, 3 são de enfermeiros. Já num olhar como CEO de escola de cursos livres na estética o volume é ainda mais expressivo, 53% dos alunos formados são enfermeiros.


Talvez a rotina em hospitais tem sido massiva, e em contrapartida basta o profissional entrar nas redes sociais para se deparar com o mercado da estética que traz consigo um prisma de beleza, saúde e felicidade. Assim fica difícil não pensar em migrar ou conciliar a rotina dos hospitais com alguns freelas como enfermeiro estéta.


O profissional enfermeiro, por dom, já é uma pessoa do acolhimento, carinho e cuidado, e isso o diferencia de outras classes pois o cliente da estética busca as clinicas para melhorar a aparência, mas para também para ter um momento de amizade, de conversa e de muitas vezes troca de aconselhamentos. O cliente então busca uma experiência e não somente um procedimento estético, e ai que o enfermeiro se destaca.


Resolução do COFEN sobre a regulamentação do profissional

A resolução para regulamentação do profissional, Cofen nº 529, data 9 de novembro de 2016. Desde então, o profissional já tem a possibilidade de atuação na área da estética.

A resolução de número 0626/2020, do Conselho Federal de Enfermagem é a mais recente atualização e dispõe das atividades do enfermeiro:


a) Realizar a consulta de enfermagem, anamnese e estabelecer o tratamento mais adequado à pessoa;

b) Prescrever os cuidados domiciliares e orientações para o autocuidado aos pacientes submetidos aos procedimentos estéticos;

c) Registrar em prontuário todas as ocorrências e dados referentes ao procedimento;

d) Realizar processo de seleção de compra de materiais para uso estético, na instituição de saúde;

e) Estabelecer protocolos dos procedimentos estéticos;

f) Manter-se atualizado através de treinamentos, cursos específicos, capacitação, entre outros.


O Enfermeiro habilitado, nos termos do art. 4º da Resolução Cofen nº 529/2016, poderá realizar os seguintes procedimentos na área da estética:

– Carboxiterapia

– Cosméticos

– Cosmecêuticos

– Dermo pigmentação

– Drenagem linfática

– Eletroterapia/Eletrotermofototerapia

– Terapia Combinada de ultrassom e Micro Correntes

– Micro pigmentação

– Ultrassom Cavitacional

– Vacuoterapia”


Cursos para enfermeiros estetas

Os cursos livres, em sua maioria, podem ser realizados por enfermeiros para conhecimento das técnicas, entretanto para atuação profissional, é necessário que siga todas as regulamentações do Conselho Regional de Enfermagem, o COREN.

Existem também as pós graduações em enfermagem estética que são maiores, acima de 300 horas, e período de 1 ano e meio.

Dentre os cursos livres, com finalidade de conhecimento, os mais procurados são os cursos de Toxina Botulínica, Preenchimento com ácido hialurônico, Intradermoterpia (enzimas), e PEIM (secagem de vasinhos).







SAIBA MAIS SOBRE A CLINIC CURSOS

A Clinic é uma escola especializada em cursos na área da beleza. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Existe há mais de 3 anos e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte.

Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e nos colecionamos avaliações 5 estrelas =)



Clinic Cursos - São Paulo SP



Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Esteticista; Biomédica esteta; Docente de cursos; Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiencia de mais de 11 anos no mercado.


84 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiba como triplicar suas vendas através do PEIM

Para quem não conhece, o PEIM ( procedimento estético injetável para microvasos) consiste na aplicação de uma solução à base de glicose hipertônica no interior dos microvasos para fechar a parede dos

bottom of page