top of page

GORDURA LOCALIZADA - (mesoterapia): Como fazer a mescla ideal para seu cliente?

A obesidade tem atingido grande parte da população mundial independente da idade ou sexo dos individuos, deixando de ser apenas uma questão estética mas passando a ser relacionada com a saúde. Pode estar associada a fatores ambientais, alimentares, genéticos ou até mesmo a patologias. Como um fator acelerador e para ajudar na perda de peso e medidas, foram desenvolvidas as chamadas “enzimas”, que atuam fazendo a lipólise local ou sistêmica desse tecido. Apesar de serem utilizadas a muito tempo, as enzimas são mesclas versáteis que podem tratar diversas áreas do corpo e ser associadas a diversos protocolos de emagrecimento.


*Fotos autorizadas pelos clientes. Procedimentos realizados na Clinic (não autorizado uso público).


De acordo com cada indivíduo, existem dois tipos de tecido adiposo: a gordura visceral e a gordura subcutânea. A mescla que atua sobre a gordura localizada corresponde a camada subcutânea, no entanto também é possível fazer a diminuição da gordura visceral através da mescla aplicada intramuscular, que age de forma sistêmica. É importante lembrar que independente do tipo de mescla, onde o objetivo é a diminuição de tecido adiposo, o paciente precisa associar o tratamento estético de aplicação das enzimas com atividade física e boa alimentação, ajudando na aceleração do processo e na prevenção da flacidez tissular.


Para entender o processo de perda de gordura, precisamos entender como ela se forma. Sabemos que a glicose provém dos carboidratos, e que essa molécula é extremamente importante para a obtenção de energia através das vias glicolíticas, como a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa. No entanto, quando ocorre a alta ingestão de carboidratos o organismo faz todo um processo para estoque dos mesmos, porém na forma de tecido adiposo. Então é desencadeado todo um processo de síntese dos ácidos graxos através da conversão das moléculas de acetil-CoA e citrato provenientes do ciclo de krebs, estocando-os em forma de gordura com o objetivo de armazenamento de energia, para que posteriormente, caso o organismo precise, esse estoque seja utilizado para geração de energia, que será distribuída por todo o organismo. Portanto, conseguimos entender que o aumento da ingestão de carboidratos leva ao processo de lipogênese (formação do tecido adiposo), já que atua no aumento da expressão de fatores de transcrição pró ácidos graxos.


Para a fabricação de uma mescla de enzima localizada ou intramuscular são necessários ativos que contribuam na estimulação da lipólise e eliminação desses triglicérides formados após a quebra dos lipídios. A pentoxifilina, cafeína, L-carnitina, taurina, desoxicolato de sódio e alguns outros ativos, são os principais utilizados nas mesclas. Em alguns casos também são utilizados ativos que estimulam o processo inflamatório para resultar na apoptose celular (morte celular programada). As mesclas podem ser montadas individualmente de acordo com as condições de cada paciente.


É necessário que seja feita a avaliação prévia e individual do paciente, levando em consideração o tamanho da prega e o tipo de gordura, se ela se trata de uma gordura subcutânea ou visceral. Também é importante analisar a saúde do paciente, se não é preciso ser feito tratamento medicamentoso antes, devidamente prescrito por um médico, para tratar algum tipo de doença, ou até mesmo manter doenças crônicas controladas, para posteriormente iniciar um tratamento estético e obter efetividade.











SAIBA SOBRE A CLINIC CURSOS


A Clinic Cursos é uma escola especializada em cursos na área da saúde. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Nasceu em 2019 e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte. Nosso diferencial é ter muitos pacientes modelos para que o aluno tenha uma vivência clinica e muita prática das técnicas aprendidas, e aulas reforço gratuitas para que se aperfeiçoe sempre. Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e nos colecionamos avaliações 5 estrelas =)

Clinic Cursos - São Paulo SP


Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Graduada em Estética, Graduada em Biomedicina, Pós Graduada em Docência, Mestranda em Biofotônica. Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc.; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiência de mais de 11 anos no mercado.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page