Imune a toxina botulínica ou “efeito vacina” ao Botox
top of page

Imune a toxina botulínica ou “efeito vacina” ao Botox

Atualizado: 1 de ago. de 2022

A toxina botulínica popularmente conhecida como Botox® é uma proteína não humana, sendo assim pode ser reconhecida pelo nosso organismo como antígeno e gerar a produção de anticorpos que podem ou reduzir o tempo em que ela permanece no organismo ou degradar totalmente seu efeito gerando o “efeito vacina”.


Esse efeito de resistência ao botox é pouco relatado na literatura, sendo assim raramente acontece, mas com o alto consumo deste tratamento para fins estéticos podemos pensar em um aumento de casos devido ao uso indiscriminado do procedimento.


Existem algumas variações de toxina botulínica, a bactéria produz cerca de sete tipos de A ao G. Os mais comuns são do Tipo A que é a mais forte do mercado e utilizada na grande maioria das marcas e a do tipo B que raramente são utilizadas, geralmente em pessoas que apresentam resistência ao tipo A ou na neurologia, porém apresentam custo bem maior e efetividade e duração menores.

*Fotos autorizadas pelos clientes. Procedimentos realizados na Clinic (não autorizado uso público). Por se tratar de organismos diferentes, não há garantia de resultado.


O que diminui o efeito do botox?


Sempre que utilizamos a toxina botulínica é necessário que respeitemos o tempo de intervalo entre as reaplicações, da primeira aplicação até o retoque do botox há um prazo de 15 dias, que é o tempo cientificamente comprovado em que a toxina estará agindo nas comunicações sinápticas, de 15 a 20 dias é o prazo para retorno do paciente em consultório para retoque se houver necessidade, passando desse prazo é arriscado fazer novas aplicações antes do período de 3 a 4 meses, porque é o tempo em que os neurotransmissores estão bloqueados e o organismo estará realizando a formação de novos, expô-lo a uma nova dose de botox pode gerar reação imunológica exacerbada e com isso imunizarmos o paciente pois o sistema imunológico saberá como se defender frente ao “patógeno”, quando isso acontece dificilmente a toxina botulínica voltará a fazer a efeito, nesses casos é necessário deixar o paciente por pelo menos um ano sem as aplicações e posteriormente aplicar a toxina da marca Xeomin que é uma forma purificada da neurotoxina. Outros motivos que podem levar a diminuição do resultado sem gerar efeito vacina é o uso de antibióticos, antiinflamatório e vacinas recentes à aplicação.


Marcas no mercado


Atualmente trabalhamos com algumas marcas presentes no mercado, toxina botulínica Dysport® , Botox® , Botulift® , Botulim® , Xeomin® , Nabota® , Prosigne®.


Reversão do efeito da toxina botulínica:


Não há cientificamente comprovações de como reverter o botox, em tese o que poderia ajudar em casos de ptose e paralisias seriam aplicações de laserterapia, microcorrentes, DMAE, radiofrequência, mas há muitos poréns, pois geralmente os casos que apresentaram melhora com esses tratamentos foram após 1 ou 2 meses de tentativa, período esse em que a toxina já diminui por si só os efeitos, então não há como dizer certamente por qual motivo houve a melhora.


Falha técnica ou efeito vacina?


É um ponto importante a ser observado, muitos profissionais fecham diagnóstico de efeito vacina sem analisar os outros fatores que envolvem a aplicação. Será que foi utilizada a técnica e quantidade correta? Será que a toxina foi armazenada da forma certa? Já tentei utilizar outra marca?


Então é sempre relevante analisarmos todos esses pontos antes de passar ao paciente esse tipo de informação.







SAIBA SOBRE A CLINIC CURSOS


A Clinic Cursos é uma escola especializada em cursos na área da saúde. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Nasceu em 2019 e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte. Nosso diferencial é ter muitos pacientes modelos para que o aluno tenha uma vivência clinica e muita prática das técnicas aprendidas, e aulas reforço gratuitas para que se aperfeiçoe sempre. Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e nos colecionamos avaliações 5 estrelas =)

Clinic Cursos - São Paulo SP


Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Graduada em Estética, Graduada em Biomedicina, Pós Graduada em Docência, Mestranda em Biofotônica. Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc.; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiência de mais de 11 anos no mercado.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiba como triplicar suas vendas através do PEIM

Para quem não conhece, o PEIM ( procedimento estético injetável para microvasos) consiste na aplicação de uma solução à base de glicose hipertônica no interior dos microvasos para fechar a parede dos

bottom of page