Quais profissionais podem fazer aplicação de Botox?
top of page

Quais profissionais podem fazer aplicação de Botox?

Atualizado: 1 de ago. de 2022

Vivemos em um período em que a saúde estética está cada vez mais valorizada, as pessoas estão se preocupando com a alimentação, com exercícios físicos e com cuidar da aparência de maneira preventiva, dessa forma também cresce o número de profissionais interessados em atuar com os procedimentos.


Mas a pergunta que não quer calar é "quem pode aplicar botox?” É importante ressaltar que apenas profissionais graduados e pós-graduados em cursos específicos da área da saúde é que podem manusear e aplicar produtos injetáveis, em especial a toxina botulínica.


*Fotos autorizadas pelos clientes. Procedimentos realizados na Clinic (não autorizado uso público). Por se tratar de organismos diferentes, não há garantia de resultado.


Profissões autorizadas por seus conselhos


Todas as profissões autorizadas a trabalhar com injetáveis possuem conselho de classe, essa entidade é responsável por fiscalizar e normatizar as regras que regem o profissional, sendo assim os profissionais habilitados a aplicar botox são Biomédicos, Farmacêuticos, Enfermeiros, Médicos, Dentistas. Profissões essas que as normativas enquadram como tendo grade de matérias suficientes para entender a anatomia, fisiologia, bioquímica e todos os outros processos envolvidos por trás de apenas injetar. Uma pós-graduação específica em estética também entra como fator importante para desenvolver e aprimorar ainda mais as habilidades na área.

E então esteticista pode aplicar botox? A resposta é não, por motivos já citados acima, atualmente vemos no mercado profissionais esteticistas aplicando toxina ou até mesmo preenchimento de ácido hialurônico através de caneta pressurizada, o assunto é bem polêmico e vemos poucos estudos eficazes sobre, do contrário há vários casos de intercorrências.


Qual a forma correta de aplicar botox?


A forma correta é aquela que respeite as estruturas anatômicas e áreas de risco, e isso é base para qualquer técnica, agora falando em técnica existem diversas e cada profissional se adapta a uma de acordo com sua rotina clínica e individualidade de cada paciente. Muitas vezes não é possível um relaxamento muscular 100% efetivo principalmente quando é a primeira vez em que se está atendendo o paciente e ele é hipercinético, mas isso pode ser corrigido no retorno em 15 dias após a primeira aplicação, e arquivado para uma próxima aplicação, por isso é importante que seja feito com o mesmo profissional que aplicou.


De quanto em quanto tempo posso aplicar botox?


Umas das perguntas rotineiras em clínica e que devemos entender o porquê da resposta é sobre o tempo de intervalo entre as aplicações, muitos pacientes são ansiosos e assim que veem as primeiras rugas voltando querem reaplicar a toxina, precisamos fazê-los entender sobre resposta imunológica e o que isso pode causar sobre o efeito do botox. Separei esse artigo para a próxima leitura, onde eu explico sobre o “efeito vacina''.


Partindo do princípio que se trata de uma toxina derivada de uma bactéria nosso organismo tentará reagir em defesa ao corpo estranho, nisso poderá gerar defesa contra a toxina o que chamamos de efeito vacina, onde há aplicações inferiores ao tempo mínimo de intervalo de 3 a 4 meses, recomendado para que o organismo “esqueça” ao que foi exposto.


Vemos que a aplicação de toxina botulínica vai muito além de saber reconstituir e marcar pontos, precisamos estar preparados para lidar com intercorrências e saber resolvê-las, assim como entender o que há por trás do mecanismo de ação do produto, sempre priorizando a saúde e bem estar do paciente.








SAIBA SOBRE A CLINIC CURSOS


A Clinic Cursos é uma escola especializada em cursos na área da saúde. Ministra cursos de procedimentos estéticos injetáveis como harmonização facial, fios de sustentação, bioestimuladores de colágeno, PEIM, e intradermoterapia. Nasceu em 2019 e já formou mais de 2000 profissionais através de professores extremamente qualificados. Sua cultura é acompanhar o aluno até que atinja o sucesso profissional, e para isso não mede esforços em criar ações inovadoras no pós curso para melhor suporte. Nosso diferencial é ter muitos pacientes modelos para que o aluno tenha uma vivência clinica e muita prática das técnicas aprendidas, e aulas reforço gratuitas para que se aperfeiçoe sempre. Oferecemos conhecimento de alto nível com preço justo! Amamos receber depoimentos dos alunos e nos colecionamos avaliações 5 estrelas =)

Clinic Cursos - São Paulo SP


Responsável técnico: Dra Paula Caroline Garcia CRBM 32624 - Graduada em Estética, Graduada em Biomedicina, Pós Graduada em Docência, Mestranda em Biofotônica. Palestrante sobre saúde e autoestima em empresas como Santander, Leroy Merlin etc.; Escritora de colunas para revistas de estética; CEO e Coordenadora pedagógico da Clinic Cursos e CEO da Clinic Biomedicina estética; possui experiência de mais de 11 anos no mercado.

291 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Saiba como triplicar suas vendas através do PEIM

Para quem não conhece, o PEIM ( procedimento estético injetável para microvasos) consiste na aplicação de uma solução à base de glicose hipertônica no interior dos microvasos para fechar a parede dos

bottom of page